Histórico da Escola



HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Coronel “Mário Fernandes Imbiriba”, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, s/n bairro da Interventoria, foi fundada em 1970 em um barracão do clube de mães Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, funcionava nos três turnos de 1ª a 3ª séries, tinha como diretora a profª. Rosineide Colares. Com o crescimento da comunidade fez-se necessário à construção de um prédio próprio. Na gestão do Dr. Everaldo Martins, em 24 de outubro de 1974, data essa que oficializamos para as comemorações do aniversário desta escola, inaugura-se o prédio com três salas de aula, uma diretoria e uma cozinha, sob a direção da profª. Cacilda Andrade dos Santos.

Em 1982 na gestão do prefeito Ronan Liberal foi anexada uma sala de aula para o pré-escolar no antigo prédio e construído mais um pavilhão com três salas de aula e uma secretaria. Neste mesmo ano em virtude da aposentadoria da antiga diretora assumiu a profª. Maria da Penha de Jesus Mafra.

Em 1985 assume a direção a profª. Maria Matilde Pastana Feleol, neste mesmo ano a escola foi autorizada de 1ª a 4ª séries sob a Resolução nº. 044/85 do CEE/PA. 

Em 1991 assumiu como diretor o profº. Detimar de Oliveira Gonçalves, neste mesmo ano foi implantado o curso Supletivo que funcionava no turno da noite, em 1993 o referido curso foi extinto, em virtude da escola não apresentar estrutura física para sua autorização, entretanto, para que os alunos não ficassem prejudicados o Conselho Estadual de Educação concedeu validade de estudos para estes alunos através da Resolução nº. 291/97 de 30 de abril de 1997.

Em 1992 assumiu a direção a profª. Maria Ruth Tavares Costa.
Em 1996 a escola recebe sua Autorização Definitiva para funcionamento de 1ª a 4ª séries através da Resolução nº. 315/96 de CEE/PA.

Em 1998 acontece mais uma mudança na direção, desta vez assume a profª. Sônia Maria Lima de Oliveira, neste mesmo ano foi implantado o Curso Supletivo com turmas de 2ª e 3ª etapas.
Em 2000 na 1ª gestão do prefeito Joaquim de Lira Maia foram construídos um pavilhão com três salas de aula, uma cozinha, um depósito de merenda, um refeitório e cinco banheiros. Em sua 2ª gestão construiu mais um pavilhão com três salas de aula, uma sala para a direção, uma secretaria com banheiro, uma sala para os professores com banheiro e, uma quadra esportiva.

Em 2007 a escola passa por uma nova mudança assumindo no dia 09 de fevereiro a atual diretora a professora Eliana Azevedo Lages. Neste mesmo ano a escola implantou o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos, ocasião em abriu as portas para receber crianças com 06 (seis) anos completos, formando sua primeira turma de 1º Ano (Série Inicial).

Em 2010 a escola foi contemplada com o Programa Mais Educação onde as crianças participam de atividades, em contra turno, ministradas em forma de oficinas nas modalidades: Letramento Português, Letramento Matemática, Xadrez Tradicional, Horta, Teatro e Taekwondo. 

Atualmente a Escola conta com 268 alunos matriculados, sendo 32 de pré-escolar, 236 de 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental de 09 (nove) anos. Temos 29 funcionários, sendo 1 diretora, 1 supervisora, 1 secretária, 16 professores, 4 auxiliares de secretaria, 4 auxiliares de conserva e, 2 auxiliares de segurança patrimonial.

Santarém, 15 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário